BioGrafia

Fernando Luiz Lara é arquiteto brasileiro formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993) e PhD pela Universidade de Michigan (2001). Autor de vários livros e centenas de artigos o Prof. Lara escreve extensivamente sobre questões relativas ao ambiente construído na América Latina. Fernando Lara é Professor Associado da Escola de Arquitetura da Universidade do Texas em Austin onde também atua como diretor do Centro de Estudos Brasileiros do Lozano Long Institute of Latin American Studies.

Fernando Lara também tem atua no Brasil como crítico, pesquisador e educador,  sendo autor de vários projetos premiados, desenhados individualmente ou preferencialmente em parceria com colegas. Seu interesse atual em vilas e favelas transformou-se em oportunidades de se envolver com políticas públicas municipais, para projetar espaços públicos em assentamentos informais.

Em 2005 fundou Stúdio Toró, uma organização sem fins lucrativos dedicada aos desafios da conservação da água e inundações urbanas na América Latina. Desde 2009, Fernando Lara tem colaborado constantemente com a Horizontes Arquitetura, uma empresa brasileira dedicada ao espaço público, favelas upgrade e habitação social. Juntos eles criaram em 2014 o Laboratório de Urbanismo Avançado - LUALAB - uma ong focada na melhoria dos espaços públicos brasileiros.

Na Universidade do Texas em Austin Fernando Lara oferece seminários sobre arquitetura moderna latino-americana, um curso de doutorado sobre o eurocentrismo arquitetônico, bem como ateliers relacionados aos desafios urbanos atuais das Américas.